quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

*** O PERIGO DAS DIETAS MILAGROSAS ***

O perigo das dietas milagrosas




Postado por: Mundo Verde em 11 de Janeiro de 2012
As dietas que prometem ótimos resultados em pouco tempo, comprometem a saúde. As revistas de público feminino são as campeãs no assunto, prometem milagres e pouco esforço. A dieta não é a privação de todos os alimentos por certo período de tempo e sim uma reeducação alimentar. É preciso se acostumar com a nova rotina e saber escolher o que comer e quando comer.
Não existe nenhum estudo comprovando o sucesso desse tipo de dieta e nenhum médico ou nutricionista recomenda a prática delas. Vale ressaltar que esse tipo de alimentação faz com que a pessoa perca peso somente nas primeiras duas semanas aproximadamente e depois da desistência é possível recuperar até o dobro do que foi perdido.

As dietas milagrosas em sua maioria são construídas no consumo de alguns alimentos específicos, ignorando as necessidades alimentares que nosso organismo tem de outros nutrientes, podendo trazer riscos sérios à saúde. Dessa forma, não é possível obter um equilíbrio na alimentação. Para alcançar uma rotina saudável é preciso comer todos os grupos de alimentos em porções adequadas. O recomendado é começar com pequenas e continuas mudanças. Uma dieta radical provoca o temido efeito sanfona.
Os remédios que também oferecem efeitos extraordinários são perigosos. Grande parcela desse tipo de medicação, mesmo sendo as naturais, não apresenta uma composição química adequada, não foram sujeitos a análises clínicas e não apresentam nenhum tipo de padronização na sua fabricação.
É preciso entender que a mudança do seu estilo de vida será fundamental para conseguir perder peso e se manter saudável. É preciso abrir mão de muitos hábitos para poder formar uma nova forma de se alimentar. Uma dieta a base de frutas, verduras, legumes, laticínios magros, hortaliças e com pouca ingestão de gorduras é a melhor opção. Para alcançar melhores resultados, o interessante é aliar a nova prática alimentar com exercícios físicos.
Vale lembrar que antes de começar qualquer dieta, é fundamental procurar um profissional especializado, pois ele vai elaborar um pano alimentar de acordo com seus objetivos e necessidades. Além de saber esclarecer todas as suas dúvidas.
Esqueça as dietas da sopa, da lua, do tipo sanguíneo, do carboidrato e dê preferência a sua saúde, não sacrifique seu organismo. Para chegar onde se deseja é necessário esforço e determinação, com certeza o resultado será o esperado. Sua saúde agradece.


Um comentário:

  1. Achou q sou uma das raras pessoas que NUNCA fez uma dieta dessas.

    Minha "dieta maluca" sempre foi cortar refrigerante e chocolate. =D

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir