sábado, 24 de março de 2012

*** TIPOS DE CABELO ***

OLÁ GATONAS E GATÕES

VAMOS DAR INÍCIO AS NOVIDADES...
HOJE POSTAREI INFORMAÇÕES PARA O CUIDADO COM OS CABELOS FORNECIDAS PELA SEDA.
BJS A TODOS E VAMOS LÁ...



TIPOS DE CABELOS

É importante saber se os produtos que você usa são adequados para o seu tipo de cabelo.
Os shampoos e condicionadores disponíveis atualmente oferecem graus de limpeza e de condicionamento diferenciados para atender as necessidades de cada tipo de cabelo ou condições dos fios.
Então o primeiro passo é entender quais são os tipos de cabelos.
Os cabelos podem ser diferentes devido à quantidade de óleo que apresentam.
Sendo assim, eles podem ser oleosos, normais, secos e mistos.

CABELOS OLEOSOS

Podemos dizer que os cabelos oleosos têm a característica de produzir mais oleosidade, e por isto são mais brilhosos.
Além disso, os cabelos oleosos tendem a ficar sujos mais rapidamente, porque as impurezas do ar se acumulam com mais facilidade nos fios, o que demanda lavagens mais freqüentes.
As causas para o excesso na produção de oleosidade são várias, desde fatores hereditários até alterações hormonais, alterações emocionais e estresse, que podem influenciar a atividade das glândulas sebáceas.

Perguntas e respostas sobre cabelos oleosos

É verdade que o sabão de coco é bom para cabelos oleosos?
Não. A oleosidade provém do couro cabeludo e o sabão não vai atuar diretamente nisto, além do que ele não contém ingredientes condicionantes, danificando os fios e tornando-os mais quebradiços.

Posso lavar os meus cabelos todos os dias?
Sim, pois os cabelos oleosos necessitam de maior freqüência de lavagem para uma melhor higiene dos cabelos e couro cabeludo, evitando a proliferação de microrganismos. Além disso, devem ser lavados com produtos de uso diário e específicos para cabelos oleosos, tomando o cuidado de usar um condicionador específico para tratar as pontas mais ressecadas, de acordo com a necessidade.

De que forma devo lavar os meus cabelos?
Na hora de lavar os cabelos, coloque uma pequena quantidade de shampoo nas mãos e massageie o couro cabeludo suavemente, para não ativar as glândulas sebáceas. Repita a operação se achar necessário. Enxágüe muito bem para não deixar resíduos nos fios. Há necessidade de usar condicionador, mesmo o cabelo sendo oleoso, mas procure não aplicar o produto diretamente no couro cabeludo.

Lavar os cabelos com água fria ajuda a combater a oleosidade?

Não, a água morna tem a temperatura ideal para a lavagem dos cabelos. A água quente estimula as glândulas sebáceas.

Escovar os cabelos aumenta a oleosidade?
Não, você pode escovar o cabelo normalmente


CABELOS NORMAIS

Quando a secreção do óleo é normal, ou seja, suficiente para a lubrificação dos fios, os cabelos podem ser classificados como normais. Eles apresentam uma aparência natural e saudável, além de propriedades como firmeza, volume sob controle, flexibilidade, brilho e facilidade de pentear.
Vale ressaltar que, mesmo sendo normal, é importante cuidar da manutenção das condições naturais do cabelo, usando shampoo e condicionador adequados e contando com a ajuda de creme para pentear para manter a hidratação. Nos momentos em que os fios sofrem agressões externas (sol, água do mar ou de piscina, tratamentos químicos etc.) é importante também fazer o uso de creme de tratamento.


CABELOS SECOS
Quando a secreção de óleo é insuficiente, os fios não têm uma lubrificação natural. Nesse caso, o couro cabeludo pode parecer esticado e os cabelos se tornam sem brilho e frágeis. São difíceis de desembaraçar e o esforço empregado para pentear aumenta o dano aos fios. Cabelos danificados por fatores mecânicos (escovação, secador e chapinha) ou químicos (permanente, tintura e alisamento) também podem adquirir a aparência de secos.
Os produtos indicados para os cabelos secos, ressecados ou danificados são os que possuem ingredientes condicionantes, emolientes e hidratantes, que ajudam a deixar os cabelos macios, fáceis de pentear e livres de eletricidade estática, que é responsável por deixar os fios arrepiados e rebeldes.


Perguntas e respostas sobre cabelos secos

De que forma e com qual freqüência devem ser lavados os cabelos secos?
Não existe uma freqüência específica, o cabelo deve ser lavado sempre que estiver sujo, lembrando que a temperatura da água deve ser morna e, durante a lavagem, pode-se realizar uma massagem suave no couro cabeludo, com as pontas dos dedos.

Meus cabelos eram brilhantes e macios. Agora, eles estão secos e opacos. O que pode ter acontecido com eles?
Existem também fatores externos que provocam o ressecamento dos cabelos, deixando-os ásperos e sem brilho, como a poluição, o cloro, o excesso de sol e o uso excessivo de tratamentos químicos, entre eles tinturas, alisamentos e permanentes. Nestes casos, a atenção e o tratamento deverão ser redobrados para a recuperação dos fios: indicamos o uso semanal de uma de nossas linhas de tratamento ideais para uma hidratação mais profunda.

Com qual freqüência devo hidratar meus cabelos?
O creme de tratamento poderá ser utilizado uma ou duas vezes por semana, em cabelos secos ou quebradiços. Se os cabelos estiverem muito ressecados, recomenda-se o uso diário.

Posso usar o creme para pentear diariamente?
Sim. Os cremes para pentear foram desenvolvidos especialmente para o uso diário, no entanto tome cuidado para não aplicar em excesso e nem reaplicar seguidas vezes, isto poderá deixar o cabelo com um aspecto pesado.

CABELOS MISTOS

Neste tipo de cabelo a secreção de óleo tende a ser excessiva no couro cabeludo e as pontas tendem a ser mais ressecadas. Este tipo de cabelo pode ser cuidado com produtos diferentes. Você pode lavar o couro cabeludo com um shampoo para cabelos oleosos e o comprimento e pontas com um shampoo específico para cabelos secos, e finalizar com um condicionador para cabelos secos.
A hidratação também é possível, é só você tomar o cuidado de aplicar a linha de creme para pentear e a linha de tratamento somente nas pontas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário